Metodologia

A metodologia empregada fundamenta-se nos princípios pedagógicos de Paulo Freire e nos Parâmetros Curriculares do 1º Ciclo do Ensino Fundamental. É viabilizada mediante um software didático-pedagógico equivalente às quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. O uso do software respeita a diversidade e o ritmo de aprendizagem de cada um.
Segundo esta proposta educacional, o computador e o software alfabetizador são ferramentas; o professor/facilitador tem papel orientador e mediador; e o aluno é um colaborador ativo de sua própria aprendizagem. O processo se dá, individualmente, na frente do computador e posteriormente em grupo, em volta da chamada “mesa alfabetizadora”, onde o estudante exercitará a troca e o pensar coletivos, a coordenação motora e a socialização decorrente.
O processo completo prevê a realização de 04 módulos de 40 aulas, totalizando 160 horas/aula, por meio do uso de um software de alfabetização e da interação entre monitor e estudante. A presente proposta envolve a realização do primeiro módulo em caráter experimental no período de maio a outubro de 2012 e a busca de recursos complementares para a continuidade do projeto em 2013.
Faz parte dessa iniciativa a atuação de dois monitores por aula, que serão os encarregados de facilitar a interação dos estudantes com o computador e entre si, possibilitando a alfabetização. O projeto conta também com um educador social, com vistas a facilitar a inserção dos estudantes nas políticas públicas de caráter social e de inclusão no mercado de trabalho. Essa pessoa terá a função de acompanhar o cotidiano dos estudantes, identificando suas necessidades básicas e fornecendo caminhos para superá-las, fortalecendo o senso de cidadania.
Como se trata de uma iniciativa piloto, com intenção de difundir-se tanto em Águas Lindas quanto no Distrito Federal, o projeto pretende constituir um grupo de educadores populares capazes de aprimorar e multiplicar esta metodologia. Para isso, além das reuniões semanais de planejamento, pretende sistematizar a experiência e divulgá-la por meio de:
  • Registro fotográfico das aulas e das reuniões de planejamento e formação;
  • Construção de um blog na internet com relatos e reflexões sobre a experiência durante a execução do projeto;
  • Sistematização da experiência por meio de uma publicação em meio eletrônico;
  • Elaboração de notícias para os boletins da Aculna e da Casa da União (boletim impresso e site), além de inserções na rádio local.

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