QUESTIONÁRIO (Águas Lindas de Goiás - GO)
O PROJETO
1 - QUANDO O PROJETO LUZ DO
SABER FOI INICIADO?
As aulas tiveram início no dia 17/08/2012, mas o projeto foi formulado,
negociado e desenvolveu diversas atividades prévias desde março de 2012.
2 - CONTE UM POUCO DESTA
HISTÓRIA. COMO ACONTECEU A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO NA UNIDADE? QUEM PARTICIPOU?
COMO FOI MONTADO O LABORATÓRIO E DIVULGADO O PROJETO ENTRE OS ALUNOS?
A ideia de realizar um projeto de alfabetização de adultos em Águas
Lindas surgiu de uma apresentação da Casa da União no Núcleo Luz do Oriente. O
então presidente, José Araújo, atual representante, aderiu à causa e reuniu uma
equipe de voluntários ligados à beneficência do núcleo para elaborar o projeto.
O projeto foi posteriormente acolhido pela Casa da União e pela ONG Ninho dos
Artistas, que se dispuseram a viabilizá-lo financeiramente por meio de
parcerias.
Antes da aula inaugural, fizemos algumas reuniões, por volta de 10
(dez) encontros com a equipe de voluntários de Águas Lindas e de Brasília. Participaram
destes e de outros encontros Sílvia Salim, Rodrigo Rodrigues, Rafaela Fortes,
Tarcísio da Silva, Ednaldo Azevedo, Tereza Moreira, José Araújo, Everaldo
Azevedo, Maria Gorete Alves, Auricélio Timbó, Fátima Nobre, Paulo de Tarso Akel,
João Roberto Vieira, Regina Vieira, Aldinéia Oliveira, Francisco Sergio, Luiz
Daré, Fabiana Alves, Luana Paz, Maria Ivete, Francicarla, João Marcelo Fernandes,
Claúdia Fernandes, Lauréti Mascarin, João Deusdeluz Alves, Juliane Oliveira.
Para a divulgação uma equipe de voluntários fez uma pesquisa de campo.
Visitaram moradores da comunidade vizinha ao Ninho dos Artistas em uma manhã de
domingo pra verificar se a comunidade necessitava do serviço, fazendo o
levantamento da real necessidade. Também
foi divulgado pela Associação Castelinho Cultural Ninho dos Artistas pelas
pessoas que trabalham no local, para os pais e mães de alunos que participam
das oficinas durante o dia.
O laboratório foi montado no salão da Associação Castelinho Cultural
Ninho dos Artistas.
3 – ONDE O PROJETO FUNCIONA? O
LOCAL PERTENCE À UNIÃO? É ESCOLA? É
CEDIDO? POR QUEM?
O projeto funciona no salão da Associação Castelinho
Cultural Ninho dos Artistas, em Águas Lindas de Goiás, foi cedido um salão pelo
senhor Ednaldo Azevedo, que é o presidente da associação e sócio da UDV, para
que aconteçam as aulas. Portanto, o local não pertence à União.
4 – OS COMPUTADORES E O
LABORATÓRIO FUNCIONAM EXCLUSIVAMENTE PARA O PROJETO LDS? SE NÃO, QUAL (IS) A(S)
OUTRA(S) ATIVIDADES DESENVOLVIDAS?
Os computadores e o laboratório não
funcionam apenas para as aulas do LDS, pois durante o dia acontecem aulas de
informática para a comunidade local. Porém, alguns deles foram doados pela Casa
da União, assim como alguns dos suprimentos, como fones de ouvido.
5 – FOI FEITA ALGUMA PARCERIA
PARA QUE O PROJETO REALIZASSE? COM QUEM?
Originalmente, o Ninho dos Artistas e a Casa da União aderiram ao
projeto, encarregando-se de mobilizar as parcerias necessárias para viabilizá-lo.
O Núcleo Luz do Oriente manteve um grupo de voluntários para realizar as aulas.
O Ninho dos Artistas, além do local, conseguiu financiamento da Petrobrás,
durante um ano, para pagar duas pessoas diretamente envolvidas no projeto (um
monitor remunerado, responsável por manter o curso, e uma educadora social, que
visita, acompanha e orienta as famílias dos estudantes no acesso às políticas
sociais). A Casa da União conseguiu o apoio da Bioon, que paga mensalmente um
valor destinado ao custeio do projeto (materiais didáticos, pagamentos de ajuda
de custo, etc.), e outros apoios como o
da Trammity e do gabinete da Deputada Perpétua Almeida (Acre) para a impressão
das aulas.
Do ponto de vista pedagógico, contamos com o apoio da coordenação
nacional do Luz do Saber, na pessoa de Lauréti Mascarin, e também com contatos
com outras instituições que se dedicam à alfabetização de adultos, como com a CEPAFRE,
na pessoa da profa. Maria Madalena. Contamos também com o apoio de integrantes
do Luz do Saber em Goiânia, que nos forneceram informações valiosas sobre o
funcionamento do laboratório.
7 – QUE DIFICULDADES FORAM
ENCONTRADAS? QUE SOLUÇÕES FORAM (OU ESTÃO SENDO) DADAS?
1. Evasão - No início das aulas tivemos a evasão de dois alunos. Para
resolver a questão, a equipe se mobilizou para propagandear o curso. Um aluno
de EJA regular começou a frequentar o curso e espalhou a notícia para seus
companheiros de classe, que resolveram mudar de curso, frequentando o Luz do
Saber. Além da propaganda “boca a boca”, o convite foi reforçado também pelo
serviço de autofalante do Ninho dos Artistas.
Como resultado, no mês de dezembro, houve a inclusão de mais nove
alunos que não sabem ler e nem escrever. Então tivemos que fazer algumas
revisões das aulas anteriores com eles.
Esta recente adesão produziu mais um desafio para a equipe, que é um
dos pontos da nossa avaliação atual: como lidar com alunos em diferentes
estágios de desenvolvimento de alfabetização em uma mesma sala?
2. Desistência de voluntários - Outra dificuldade foi a desistência de
alguns voluntários. Originalmente havia duas pessoas para acompanhar cada aula
(um monitor voluntário, além do monitor remunerado), com o auxílio adicional da
educadora social. Com o transcorrer do curso três pessoas desistiram. As aulas
acontecem de segunda a quinta-feira, sendo a sexta-feira destinada, a cada
quinzena, ao planejamento das aulas da semana seguinte.
Como o nosso grupo de voluntários semanal é pequeno ficamos com o
Rodrigo, que é o monitor remunerado, a Ivete, que é a educadora social
remunerada e com a Silvia e o Auricélio, que são voluntários que auxiliam uma
vez na semana, porém quando necessário a Sílvia vai mais de uma vez na semana.
Uma das soluções apontadas foi a de criarmos aulas especiais, uma vez a
cada quinzena, para incorporar profissionais de outras áreas que podem fornecer
informações, realizar dinâmicas diferenciadas em sala de aula. Por exemplo:
criar uma oficina de terapia comunitária ou de leitura, aproveitando os
conhecimentos especializados de algum profissional voluntário que tenha
disponibilidade para ir a Águas Lindas. As aulas "especiais" devem
estar relacionadas com a palavra geradora trabalhada naquela semana.
As soluções que estão sendo dadas são reuniões que fazemos uma vez por
mês para procurar solucionar alguns problemas e também para avaliação do
trabalho. Também estamos com a proposta de mais voluntários para auxiliar neste
retorno das aulas em 2013, algumas pessoas já falaram que serão voluntários
para auxiliar no trabalho. E quanto aos alunos novos, estamos com uma proposta
de trabalho para atendê-los melhor no retorno das aulas a partir do dia 14 de
janeiro de 2013.
3. Funcionamento dos computadores e da internet - Inicialmente este foi
um problema para a equipe, pois os equipamentos disponíveis eram muito velhos e
não conseguiam rodar o programa do Luz do Saber. A solução encontrada foi rodar
o programa diretamente da internet, mas a sua conexão é lenta e instável.
Depois de diversas reuniões entre equipe do projeto, Casa da União e Ninho dos
Artistas, o problema foi solucionado, com a introdução de máquinas novas e de
uma pessoa exclusivamente voltada para dar suporte técnico às máquinas.
A solução encontrada pela equipe durante o período crítico com as
máquinas foi explorar ao máximo a mesa alfabetizadora, criando aulas especiais,
capazes de prender o interesse dos alunos.
8 – O QUE FAZ QUE O PROJETO LDS
TENHA SUCESSO?
O sucesso do Projeto Luz do Saber está ligado primeiramente na
alfabetização de jovens e adultos, através de um software, possibilitando assim
a inclusão digital. Depois temos também um atendimento diferenciado das escolas
que oferecem esta modalidade de ensino, porque nós procuramos ensinar os alunos
com educação, atenção a cada um deles para que os mesmos se sintam importantes.
Também temos um atendimento que vai além das aulas, que é o atendimento social,
ou seja, temos uma educadora social, que encaminha os alunos quando necessário
para serviços sociais como: dentista, oftalmologista, especialidades médicas no
geral, CRAIS, Secretarias de ação social etc.
O grupo de voluntários possui muita motivação e criatividade e conta
com uma equipe de suporte composta por educadores bastante experientes.
Mensalmente são realizadas reuniões com esses profissionais, o que faz com que
os problemas enfrentados no cotidiano sejam avaliados por um grupo maior e os
encaminhados realizados para a solução de problemas.
As informações estão sendo registrada em um blog do projeto (http://luzdosaberaguaslindas.blogspot.com),
com o objetivo de registrar e refletir sobre a experiência. A ideia é que ao
fim desta primeira fase do projeto tenhamos elementos suficientes para realizar
uma publicação sobre a experiência, com as lições aprendidas no processo.
9 – A FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DO LUZ DO SABER JÁ FOI
REALIZADA? EM QUE DATA? QUANTOS FORAM FORMADOS?
Sim, tivemos dois momentos formativos, uma formação pedagógica com a
professora Madalena Freire, membro do Fórum EJA - DF e do CEPAFRE – Centro
Popular Paulo Freire, que desenvolve um trabalho com EJA, a formação aconteceu
dia 28/10/2012 em Águas Lindas de Goiás, no Ninho dos Artistas. Foi realizada também uma formação no
laboratório da EAPE, em Brasília-DF, no dia 02/12/2012, no horário de 09h30min
às 17h00min, com a coordenadora Nacional do Projeto Luz do Saber Lauréti Mascarin.
Essa formação foi sobre como trabalhar com o software do Luz do Saber, para
depois ensinar aos alunos. Tivemos a participação de 20 pessoas.
Nesta formação quanto em outras reuniões realizadas pela equipe do
projeto tem participado pessoas de outros núcleos de Brasília interessadas em
implantar laboratórios do Luz do Saber no Distrito Federal.
10 - O NOVO SOFTWARE ESTÁ SENDO UTILIZADO?
Sim, estamos utilizando uma versão que está disponível na internet, no
site do Luz do Saber, nossas aulas são online, pois não temos o programa
instalado nas máquinas.
ALUNOS
QUANTOS ALUNOS
FORAM ATENDIDOS EM 2012?
COMPLETAR COM O NOME, IDADE E COMO INICIOU O CURSO E NO
ÚLTIMO QUADRO, O MOMENTO ATUAL DE LEITURA E ESCRITA
ALUNOS
Nome
|
IDADE
|
LEITURA INÍCIO
|
ESCRITA INÍCIO
|
LEITURA HOJE
|
ESCRITA
HOJE
|
1.
Aldo Rodrigues da Silva
|
43
|
Já tinha conhecimento
|
Alfabetizado com dificuldades
|
Tem algumas dificuldades
|
Escreve como lê com algumas dificuldades
|
2.
Antônia Ferreira dos Santos (Tânia)
|
59
|
Já tinha pouco conhecimento
|
Alfabética
|
Tem algumas dificuldades
|
Escreve com algumas dificuldades
|
3.
Antônia Carneiro Torres
|
35
|
Já tinha pouco conhecimento
|
Alfabetizada com muita dificuldade
|
Tem algumas dificuldades
|
Escreve como lê com algumas dificuldades
|
4.
Berenice da Luz Silva
|
52
|
Já tinha pouco conhecimento
|
Alfabetizada com muita dificuldade
|
Alfabetizada
|
Escreve como lê
|
5.
Cícero da Silva
|
46
|
Lê o nome
|
Silábica
|
Tem muita dificuldade
|
Silábica
|
6.
Edinete da Silva França
|
31
|
Lê o nome
|
Alfabética
|
Com muita dificuldade
|
Alfabética
|
7.
Eledilson Viana Aguiar
|
19
|
Já tinha pouco conhecimento
|
Alfabetizado com muita dificuldade
|
Tem algumas dificuldades
|
Escreve como lê com algumas dificuldades
|
8.
Francisca Joana Rapouso
|
69
|
Não tem leitura
|
Pré-silábica
|
Não tem leitura
|
Pré-silábica
|
9.
Francisco Canindé
|
71
|
Lê o nome
|
Silábico alfabético
|
Tem muita dificuldade
|
Alfabético
|
10.
Heldo Freire de Souza
|
36
|
Já tinha pouco conhecimento
|
Alfabético
|
Tem muita dificuldade
|
Alfabético
|
11.
Humberto Farias de Lima
|
35
|
Já tinha conhecimento
|
Alfabetizado com muita dificuldade
|
Tem
dificuldade
|
Escreve como lê com algumas dificuldades
|
12.
José Mendes
|
42
|
Já tinha conhecimento
|
Alfabético
|
Lê
|
Escreve como lê com algumas dificuldades
|
13.
José Wigo Alves de Oliveira
|
19
|
Já tinha conhecimento
|
Alfabetizado com dificuldade
|
Lê
|
Escreve como lê com algumas dificuldades
|
14.
Lindomar Gomes de Souza
|
32
|
Não tem leitura
|
Pré-silábico
|
Tem
dificuldade
|
Escreve como lê com algumas dificuldades
|
15.
Maria Canuto de Aguiar Barbosa (Mariazinha)
|
37
|
Já tinha conhecimento
|
Silábico
|
Tem muita dificuldade
|
Escreve como lê com algumas dificuldades
|
16.
Maria de Jesus da Silva Ribeiro
|
52
|
Já tinha conhecimento
|
Alfabetizada com dificuldade
|
Tem
dificuldade
|
Alfabético
|
17.
Maria dos Remédios de Lopes da Costa
|
68
|
Não tem leitura
|
Pré-Silábica
|
Não tem leitura
|
Pré-Silábica
|
18.
Maria José Mourão
|
67
|
Já tinha pouco conhecimento
|
Silábico
|
Tem muita dificuldade
|
Escreve como lê com algumas dificuldades
|
19.
Maria Lucia da Conceição da Silva
|
32
|
Já tinha pouco conhecimento
|
Silábico
|
Tem muita dificuldade
|
Alfabético
|
20.
Meire Lucia de Souza
|
43
|
Alfabetizada
com dificuldades
|
Alfabetizada
com dificuldades
|
Alfabetizada
|
Alfabetizada
|
21.
Natália Alves de Oliveira
|
32
|
Já tinha conhecimento
|
Alfabética
|
Tem muita dificuldade
|
Escreve como lê com algumas dificuldades
|
22.
Rizomar Costa Silva
|
45
|
Lê o nome
|
Silábica
|
Lê o nome
|
Silábica
|
23.
Sueli Soares Cardoso Siqueira
|
33
|
Alfabetizada
com dificuldades
|
Alfabetizada
com dificuldades
|
Alfabetizada
|
Alfabetizada
|
24.
Alexandre dos Santos
|
20
|
Não tem leitura
|
Pré- Silábica
|
Não tem leitura
|
Pré-silábica
|
25.
Maria Rosiane de Sousa Carlos
|
17
|
Não tem leitura
|
Pré- Silábica
|
Não tem leitura
|
Pré-silábica
|
26.
Luiz Paulo dos Santos Neto
|
19
|
Não tem leitura
|
Pré-silábica
|
Não tem leitura
|
Pré-silábica
|
MONITORES/PROFESSORES
Nome
|
Nº de alunos
|
Horas semanais
|
Escolaridade
|
Foi capacitado
|
Recebe bolsa/auxílio
|
Rodrigo
Garcia
|
26
|
10
hs
|
2º
grau completo
|
SIM
|
SIM
|
Ivete
Queiroz
|
26
|
08
hs
|
|
SIM
|
SIM
|
Silvia
Regina
|
26
|
2
hs
|
2º
grau completo
|
SIM
|
NÃO
|
Auricélio
Timbó
|
26
|
2
hs
|
|
SIM
|
NÃO
|
Maria
Gorete Alves
|
26
|
2
hs
|
1º
grau completo
|
SIM
|
NÃO
|
Tarcisio
da Silva
|
26
|
2
hs
|
2º
grau completo
|
SIM
|
NÃO
|
João
Deusdeluz Alves
|
26
|
2hs
|
2º
grau completo
|
NÃO
|
NÃO
|
COORDENADORES (coordenação
pedagógica da turma de Águas Lindas)
NOME
|
Nº de Turmas
|
Horas semanais
|
Escolaridade
|
Foi capacitado
|
Recebe salário/auxílio
|
Rafaela
Fortes Lima da Silva
|
01
|
2 hs
|
Superior
Completo
|
SIM
|
NÃO
|
Fabiana
Alves (apoio da coordenação)
|
01
|
Auxilia
quando solicitada
|
Superior
Completo
|
SIM
|
NÃO
|
Luana
Paz (apoio da coordenação)
|
01
|
Auxilia
quando solicitada
|
Superior
Completo
|
SIM
|
NÃO
|
APRECIAÇÃO SUBJETIVA
NUMA ESCALA DE 0 A 5, MARQUE A POSIÇÃO QUE EM SUA OPINIÃO,
MELHOR REPRESENTA A SITUAÇÃO DO PROJETO EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS ABAIXO
MENCIONADOS
As respostas estão de
vermelho.
OS
SÓCIOS DA UNIDADE SABEM DA EXISTÊNCIA DO PROJETO
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
OS SÓCIOS DA UNIDADE VALORIZAM O PROJETO
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
A DIREÇÃO APOIA O PROJETO
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
A DIREÇÃO VALORIZA O PROJETO
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
A DIREÇÃO PARTICIPA DO PROJETO
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM O PROJETO
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
IMPORTÂNCIA DO PROJETO NA SUA VIDA
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
Registre aqui mais alguma informação, comentário ou
opinião que queira partilhar conosco. O saber de quem faz é muito importante
pra nós.
Este projeto é de grande importância para a nossa comunidade de Águas
Lindas de Goiás e também para todas as comunidades que precisam participar do
processo de alfabetização de jovens e adultos. Quando estamos ministrando as
aulas com os alunos, nos sentimos felizes em ver pessoas tão interessadas em
aprender, pessoas que têm uma idade avançada, mas que têm uma força de vontade
incrível, nos satisfazemos em ver tantas pessoas felizes ao aprender coisas
simples como seu nome, por exemplo.
Percebemos que a melhor forma de avaliar o Projeto Luz do Saber em
Águas Lindas, é observando os alunos, pois a evasão neste primeiro semestre
pode ser considerada baixa e a satisfação por parte dos mesmos é perceptível.
Queremos que o Projeto Luz do Saber continue e se espalhe pelas cidades
de Brasília e entorno, para que mais pessoas possam se beneficiar deste
belíssimo trabalho.
Somos gratos a todos que fazem com este projeto se torne realidade, em
especial a Casa da União e a Direção do Núcleo Luz do Oriente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário