Encerramento da Segunda Fase do Projeto Luz do Saber

No último dia 06 de fevereiro, tivemos o encerramento da segunda fase do projeto Luz do saber. Certificamos 12 dos estudantes que iniciaram a segunda fase.Na oportunidade fizemos uma confraternização com estudantes, amigos e familiares das duas turmas. Os educandos e educadores fizeram uma simples homenagem aos voluntários e estudantes presentes.Não poderíamos deixar de homenagear o educador Paulo Freire que foi alfabetizado com gravetos na sombra de uma mangueira com auxílio de seus pais, Freire deixou vários exemplos que é possível alfabetizar com amor e coragem. Na copa de uma grande árvore, em folhas verdes recortadas, deixamos os nomes e lembramos de tantos voluntários, colaboradores e ex estudantes que não puderam comparecer, mas que fizeram parte dessa conquista, criando possibilidades das pessoas mudarem suas histórias.

Um momento de alegria e gratidão!

A equipe pedagógica estará nos próximos meses se reunindo pra organizar a terceira fase do projeto, vamos sistematizar a ação, com o objetivo de refletir, avaliar  nossa prática/ação pedagógica, medindo os avanços e limites."Sistematizar é apropriar-se da experiência vivida e dar conta dela, compartilhando com os outros aprendidos" Oscar JaraA equipe da monitoria da beneficência do  Núcleo Luz do Oriente expressa gratidão à todos voluntários, apoiadores e colaboradores desse projeto, que materializaram o sonho de implantar o projeto Luz do saber, FAZENDO VALER O BEM.





  • Núcleo Luz do Oriente: José Araújo e Everaldo Azevedo
  • Casa da União: Márcio Santiago, Tereza Daré e toda diretoria
  • Ninho dos Artistas: Ednaldo e Vaneide
  • Coordenadora Nacional do Projeto: Lauréti Mascarin
  • Sede Geral: Edson Saraiva e Cláudio Sarkis
  • Monitor alfabetizador: Rodrigo Garcia
  • Voluntários:João Marcelo, Claudia Fernandes, João Roberto Auricélio, Ivete, Gorete, João (Deusdeluz),Tarcísio, Francicarla, Rafel Spotto, Ângela Martins, Nira, Patrícia Valério, Fábio Queiroz, Zeca, Érika, Francisco Sérgio, Pablo, Mauro, Antônio e Santiago, 
  • Equipe coordenação pedagógica: RafaelaLuana e Fabiana.
  • Voluntárias da equipe de apoio: Tereza Moreira, Silvia, Fátima Nobre, Paulo de Tarso, Aldinéia 
  • Educadora Social: Ivete
  • Votos de felicidades e saúde a todos.Aos amigos e parceiros que contribuíram na formação pedagógica:Centro Popular Paulo Freire - Prof: Madalena - Metodológia FreirianaRede de Educação Cidadã - Willian Bonfim - Cartas PedagógicasCasa Moringa - Fabíola Resende - Contação de HistóriasLuz do Oriente - Érika e Aldinéia - BordadosGabinete Pérpetua Almeida - XeroxTramity - Alessandra - Xerox












    Que experiência boa foi participar do Projeto Luz do Saber em Águas Lindas!  Nessa segunda fase tive o prazer de participar mais de perto desse trabalho.  Minha função era contribuir com o suporte pedagógico, porém fiz parte de uma equipe multidisciplinar na qual cuidávamos de todo tipo de desafio, desde a  manutenção dos computadores, planejamento das aulas  até o estudo coletivo dos níveis da escrita. Nosso propósito era dar o suporte necessário para o projeto acontecer e independente da formação e função de cada um procuramos trabalhar em união com o propósito de encontrar as soluções necessárias, valorizando o conhecimento de vida de cada um, assim como os educadores fizeram com seus alunos em sala de aula. Quanta riqueza e criatividade compartilhamos juntos! E essa riqueza ficou estampada no sorriso, nos olhos brilhantes e nas palavras dos estudantes que estiveram presentes no encerramento.  Agradeço e parabenizo todos que participaram desse lindo trabalho!!   

    Luana Paz


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário