O recurso didático

O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.
O processo de alfabetização se desenvolve através do computador e do trabalho pedagógico do professor alfabetizador que conta com um valioso software que possui alguns recursos lúdicos, tais como jogos, círculos de cultura e karaokê, facilitando substancialmente o aprendizado dos alunos.
O software teve seu desenvolvimento inicial, em 27/09/2007 subsidiado pela Casa Brasil, um programa da Presidência da República de inserção tecnológica do Governo Federal. A continuidade deste desenvolvimento vem sendo conduzida também pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, com o apoio da SECAD – Secretaria de Educação Continuada e Alfabetização e Diversidade do MEC, contando com a parceria da Casa da União/União do Vegetal, responsável pela implementação do trabalho.
Hoje o programa está disponibilizado para as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Escolas Públicas, ONGs, Associações Comunitárias, Movimentos Populares, Sindicatos e demais instituições que atendem a esse público-alvo.

O Software está disponível gratuitamente em versão 2.1 para Linux, Windows ou acesso OnLine, através do site:http://luzdosaber.seduc.ce.gov.br/ .
Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, “Escrever”, “Karaokê” e o “Professor”. O primeiro é composto por 10 atividades que visam a estimular através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolver as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.

O módulo “Ler” pode ser autorado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno. Existem atualmente 32 atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 19 aulas que possuem várias atividades cada. Ao todo, estas aulas contêm 213 atividades pedagógicas como padrão.
Para implantar este programa no estado, diversas instituições estão sendo convidadas para participar de uma palestra de apresentação do software e seleção dos monitores para um curso de formação de 2 dias para ensinar a instalação, utilização e acompanhamento de uso desta ferramenta capaz de transformar vidas para melhor.

A palestra com a Dra Lauréti Mascarin (DF), Coordenadora Nacional do Luz do Saber é aberta ao público, lá serão selecionados representantes das instituições e entidades para fazer o curso, priorizando os interessados em conhecer e implantar este software no estado.
Estamos convidando representantes das Secretaria de Educação, Universidades, ONGs etc interessados em ampliar esta rede que já conta com o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – CEBUDV; ZooN; Casa da União Luz de Maria, Universidade Estadual do RN e Sindicato dos Corretores de Imóveis do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário