O Projeto


A Associação Beneficente Casa da União, entidade sediada em Brasília, propõe por intermédio de ação comunitária, a criação de um laboratório de alfabetização para o desenvolvimento do Projeto Luz do Saber no município de Águas Lindas. Esta cidade, situada no entorno do Distrito Federal, possui um dos maiores índices de crescimento populacional do país e de pessoas não alfabetizadas do Estado de Goiás.
Tal proposta tem como objetivo aumentar o número de pessoas alfabetizadas na referida comunidade, possibilitar-lhes a inserção na rede pública de ensino para continuidade dos estudos, bem como facilitar a inclusão digital e uma melhor locação desses beneficiários no mercado de trabalho.
Trata-se de uma iniciativa piloto, que prevê a sistematização da experiência e o processo formativo de agentes multiplicadores, capazes de desencadear a replicação da iniciativa em Águas Lindas e em outras localidades do Distrito Federal.
A iniciativa integra-se a uma rede de alfabetização e inclusão digital que em oito anos já alfabetizou mais de oito mil pessoas em nove estados brasileiros (MS, MT, MG, AC, BA, RJ, RS, RO e SP) através de uma proposta pedagógica voltada para analfabetos absolutos e funcionais e que tem apresentado baixos níveis de evasão escolar.
 Águas Lindas é a quinta cidade mais populosa do Estado de Goiás, situa-se no entorno do Distrito Federal, contando atualmente com cerca de 170 mil habitantes. Embora a população da cidade seja atendida oficialmente por uma rede de ensino pública municipal e estadual e tenha 30% de matrículas no ensino superior, o índice de analfabetismo é um dos mais altos do estado, alcançando 10% (2004). Se levarmos em consideração o analfabetismo funcional, o índice sobe para 24% (2004), principalmente na população adulta e nos jovens, que na maioria das vezes para de estudar para trabalhar ou cuidar dos filhos e irmãos menores.


O local onde será implantado o laboratório é a Associação Castelinho Cultural Ninho dos Artistas (Aculna), entidade que há mais de 40 anos realiza trabalho social e constitui referência para a população local. Levantamento realizado pela equipe de voluntários que preparou a presente proposta informa que no entorno imediato desse local há mais de 40 pessoas, selecionadas entre os familiares dos frequentadores da Aculna, que se reconhecem como analfabetas absolutas ou funcionais. A equipe selecionou 20 delas e criou uma lista de espera para futuras iniciativas ou ampliação de vagas do laboratório atual.

Objetivos
  • Implantar um laboratório de alfabetização em Águas Lindas de Goiás que sirva como referência para a replicação da iniciativa do Projeto Luz do Saber no Distrito Federal e entorno.
  • Propiciar condições para que os estudantes busquem a aprovação nos exames de equivalência aos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, facilitando-lhes o reingresso na rede pública de ensino.
  • Facilitar a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.
  • Capacitar monitores a serem formados pela iniciativa para que sejam multiplicadores da experiência em outras localidades.
  • Potencializar a capacidade organizativa da rede de parcerias formada a partir de uma ótica participativa e comunitária.
Metas
  1. Alfabetizar 20 pessoas no período de duração do projeto.
  2. Encaminhar pelo menos 10 pessoas para projetos e programas sociais já existentes e que possam melhorar a sua qualidade de vida e a de suas famílias.
  3. Realizar reuniões semanais de avaliação e replanejamento das atividades.
  4. Criar um blog onde será postado o registro (escrito e fotográfico) periódico da experiência.
  5. Desenvolver uma publicação eletrônica, com cerca de 60 páginas, com a sistematização da experiência.
Público
Jovens e adultos não alfabetizados ou com ensino fundamental incompleto, que tenham interesse em voltar a estudar. Serão priorizados os familiares das crianças e jovens que atualmente são beneficiados com outras ações desenvolvidas na Associação Cultural Ninho dos Artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário