Planejamentos diários e semanais



Obs: Antes de iniciar as aulas fazemos uma acolhida com os alunos, que  pode ser uma conversa informal, brincadeira, dinâmica, música etc.

Relato da aula dia 22.10 – Luz do Saber Águas Lindas de Goiás.
Demos inicio no dia 22.10, a aula 7 -  Galinha. Os primeiros 8 educandos que chegaram primeiro foram para os computadores, 3 que chegaram depois foram pra mesa alfabetizadora, cada grupo ficou aproximadamente 1h em cada ambiente, onde depois, fizeram revezamento. Estou encaminhando a diversificação dos grupos, buscando miscigenar a turma, à medida que os educandos chegam, incluímos no ambiente dos computadores, aqueles que chegam após o preenchimento das vagas disponíveis nas 8 maquinas, são direcionados para a mesa alfabetizadora. Sr. Cicero e Eledilson que estavam ausentes nas derradeiras semanas voltaram estiveram presentes e justificam a ausência.
A Silvia e a Ivete deram encaminhamento aos educando(as) para marcarem exames de vistas na próxima semana.

Relato da Aula. Dia 15.10.2012.
Educandos presentes 8.
Grupo 2:Repetição da aula trabalho no computador.
Grupo 1: Conclusão dos exercícios da aula Trabalho na mesa alfabetizadora.
Correção dos exercícios da aula Trabalho até o n°15 com os dois grupos.
Os(as) educandos(as) participaram da correção de exercícios escrevendo no quadro.

Data 11/10 – 5ª feira  
- Alunos do grupo 1 vão para o computador refazer atividades da aula trabalho.
- Correção das atividades da aula trabalho com o grupo 2.
- Alunos do grupo 2 vão para o computador refazer as atividades da aula trabalho.
- Correção das atividades com o grupo 2.
- 2º momento: revisão das palavras das aulas anteriores, com cópia no quadro e pedir que os alunos façam a cópia no caderno, em seguida fazer a leitura dessas palavras com os alunos.
- Passar exercícios para casa para o grupo 1 – pág. 40 do livro de alfabetização.
- Passar exercícios para casa para o grupo 2 – leitura e interpretação de texto do livro da EJA.
- Chamada.

Data 10/10 – 4ª feira
- Alunos do grupo 2 vão para o computador, fazer atividades da aula trabalho.
- Alunos do grupo 1 vão para a mesa alfabetizadora fazer as atividades da aula trabalho na mesa alfabetizadora.
- Logo após, fazer a correção das atividades do livro com os alunos do grupo 2.
- Alunos do grupo 1 vão para o computador.
 - Chamada
- Avaliação.

Data: 09/10 – 3ª feira
- Correção do ditado no quadro com os alunos.
- Pedir aos alunos para copiarem no caderno as palavras que escreveram errado e fazer a leitura das palavras com os alunos.
- 2º momento: Fazer uma roda de conversa sobre o tema trabalho, cidadania.
- Ouvir o que os alunos têm a dizer sobre o tema.
- Logo após, encaminhar os alunos do grupo 1 para o computador, para fazerem as atividades da aula Trabalho.
- Encaminhar os alunos do grupo 2 para a mesa alfabetizadora para começarem as atividades da aula trabalho.
- Chamada
- Avaliação.
Data: 08/10 – 2ª feira
- Iniciar a aula com o uso do computador com a aula Felicidade.
- Mesa alfabetizadora: revisão da aula felicidade.
- Fazer um Ditado com as palavras trabalhadas na aula Felicidade.
- Chamada
- Avaliação da aula com os alunos.

Relato da Semana 01.10 a 04.10.
Na terça-feira, 02/10, ao chegar à aula, os computadores estavam em manutenção de estruturação do espaço, este acontecimento fez com que adaptássemos as aulas e utilizássemos três computadores que estavam funcionando, fazendo revezamento, durante  os outros dias da semana, utilizamos material de apoio nas mesas alfabetizadoras ( dominós de matemática e outros) e os três computadores na aula “FELICIDADE”.
A semana iniciou com a comemoração dos aniversariantes do mês setembro (Berenice e Cindivaldo). Cada pessoa levou um alimento pra contribuir com a festa:  cuscuz, cachorro quente, gelatina, refrigerantes e muito mais.
A programação e o lanche foi construída junto com os educandos na quinta feira. 
Dinâmica e leitura de um poema – responsáveis:Francicarla e Silvia;
Acesso aos computadores para navegação livre/ conhecer a ferramenta de pesquisa "o Google" (nesse momento precisaremos do auxilio de todos os voluntários);
Momento cultural cada um vai levar uma música que gosta de ouvir - Obs: iremos escolher uma  música para estudar a letra na semana;
Obs: a comemoração seria na quinta feira 27/09 dia de São Cosme e Damião, como a maioria dos voluntários não estariam presentes transferimos hoje segunda feira 01/10.

17/09 segunda-feira:
ü  Acolhida;
ü  Inicio da Confecção do Mural de Aniversário,
ü  Os alunos usaram recortes de cartolina e formaram seus nomes usando letras e números recortados de revistas;
ü  Correção dos exercícios da aula SAÚDE;
ü  Avaliação da aula e chamada.
18/09 terça-feira:
ü  Acolhida;
ü  Grupo 2: Gincana de matemática, em duplas os alunos usando os números respondiam continhas simples das operações fundamentas de soma, subtração, multiplicação e subtração;
ü  Grupo 1 e2: Continuação da correção dos exercícios da aula SAÚDE;
ü  Grupo 1: Aula no computador da aula Saúde;
ü  Revezamento dos grupos nas atividades;
ü  Avaliação da aula e chamada.

19/09 quarta-feira:
ü  Acolhida;
ü  Revisão das Palavras geradoras, VIDA, NOVELA, PIADA e SAÚDE. A medida que as palavras geradoras e as respectivas famílias silábicas era escritas no quadro , os alunos formaram palavras usando as sílabas das famílias silábicas;
ü  Grupo 1: Revisão no computador das aulas revisadas no quadro;
ü  Grupo 2: Leitura do texto da aula FELICIDADE, inicio das atividades da mesma;
ü  Avaliação da aula e chamada.
ü   
DATA: 13/09/2012 – quinta-feira
Acolhida: Conversar com os alunos sobre o tema saúde, falar que esse tema foi trabalhado a semana inteira, devido ao mês da saúde e que também os outros temas serão trabalhados de forma mais lenta, eles serão mais explorados. 
Se possível, pode aproveitar esse momento de união dos grupos e fazer roda de conversa sobre o tema saúde, falar sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde, alimentação adequada, enfim, pode deixar os alunos falarem do assunto, dar opiniões, sugestões.
1º momento – Grupo 1 e 2 podem fazer esta atividade.
Pegar algumas revistas, e entregar para os grupos, pedir para eles procurarem palavras com a letra S, pode ser no inicio, meio, fim.
Separar essas palavras em grupos, ex: grupos de palavras com S no inicio , grupos de palavras que tem S no meio, grupos de palavras que tem S no final.
Colar essas palavras em uma folha.
2º momento – Procurar em revistas e jornais textos que falem sobre a saúde, pode ser frases também se acharem textos.
Em seguida, os alunos escolhem um texto e recortam o mesmo e depois vão digitar esse texto no computador.
Nesse momento divide-se os grupos de alunos.
Enquanto um grupo digita o texto o outro pode ser feito um ditado de palavras com S. Pode ser as mesmas palavras da atividade anterior de colagem.
3º momento – Se der tempo, continuar com a correção das atividades com os grupos 1 e 2.
4º momento – Avaliação da aula, falar que na 2ª feira será feita a confecção do mural de aniversariantes com os alunos e também vamos combinar o dia para comemorarmos os aniversariantes do mês.
Logo após, chamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário